Acontece - Segunda-feira, 18 de Maio de 2020

Canitar completa 28 anos nesta terça-feira

Prefeitura vai realizar live a partir das 16 horas

Canitar completa 28 anos nesta terça-feira

A cidade de Canitar completa 28 anos de emancipação política nesta terça-feira, 19. Segundo dados da Fundação Seade e do IBGE, a população de Canitar, com 5.139 habitantes, é a que mais aumentou na região entre 2010 e 2018, com crescimento médio de 1,37% ao ano. O índice é bastante superior à média da região (0,50%) e do estado de São Paulo (0,82%).

Diferente dos anos anteriores, quando o aniversário foi comemorado com shows na praça central, neste ano, devido à pandemia de coronavírus, a Prefeitura vai realizar uma live com músicos de Canitar e região. A transmissão será feita pelas páginas da Prefeitura no Facebook e Youtube a partir das 16 horas.

História

O vilarejo de Fortuna, primeiro nome de Canitar, foi fundado em 1910, a partir da construção de sua estação ferroviária. Em 1944 se tornou distrito de Chavantes.

Em 1989 foi criada uma comissão pró emancipação, com o objetivo de elevar Canitar a município. Em 19 de maio de 1991 aconteceu o plebiscito, onde a grande maioria da população votou Sim, pela emancipação de Chavantes.

A primeira eleição ocorreu em 1992, quando Anibal Feliciano venceu Luis Gimenez Filho. O prefeito tomou posse em 1º de janeiro de 1993, e tinha como vice José Bernardo de Mendonça. A primeira Câmara Municipal do município foi formada pelos seguintes vereadores: João de Oliveira Junior, Osvaldo Obata Filho, Benedito Antonio da Fonseca, Paulo César Feliciano, Dirceu Florêncio de Brito, Getulio Gimenez, Gilberto Silvério, José Roberto Vendramini, Marcos Antonio Nicolini. No primeiro mandato do prefeito Aníbal foram instituídos os seguintes feriados, o dia 19 de maio dia do município e o dia 15 de agosto dia da padroeira Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. Atualmente Anibal cumpre seu quinto mandato frente à Prefeitura.